domingo, 9 de setembro de 2012


ANGE - Moyen Age


 Tudo começa com a otimista Tueuse A Gages. Um  bom inicio , a verdadeira magia que é quando a guitarra entra, tem um tom muito agradável que, infelizmente, não é mais explorada. É o Ange com uma sonoridade muito diferente da que você veio a conhecer a partir dos anos 70.
A música é definitivamente diferente, já que o único membro original ainda é a vocalista Christian Decamps, que também soa bastante diferente neste álbum, especialmente na faixa de abertura. Sua voz não é tão teatral e quase soa um pouco como se ele estivesse tentando cantar ópera na faixa inicial. Uma coisa que me preocupou foi a ausência do irmão Francis, que costumava tocar teclado, e foi um marco no som clássico do Ange , mas devo dizer que o filho de Christian, Tristan, que tomou seu lugar é extremamente talentoso e eu gostei de sua forma de tocar durante todo o album .
As próximas duas músicas são um pouco mais lentas e mais sombrias, e construídas em torno da voz de Christian e do baterista, com o extremamente talentoso guitarrista Hassan Hajdi que ocasionalmente rompe com riffs bluesy, junto com fraseados sombrios de Tristan.  Eu tenho que mencionar que Hassan parece bastante versátil, e o tom da guitarra fica mudando durante todo o álbum em uma variedade muito boa e eu gostei muito dele.
 A última música antes da suíte, Les Mots simples, é uma canção de luz, otimista construída em torno do  teclado brilhante de Tristan . A voz de Christian, embora quase irreconhecível como sendo a voz do cantor do Ange, soa bem bonita nessa música, e isso é um destaque definitivo. A suíte Moyen-Age começa com Un Gout De Pain Perdu, começa com percussão, sombria marchando e com uma guitarra misteriosa, que puxam os vocais muito misteriosos de Christian, nessa é onde você pode finalmente ver o famoso Ange teatral . Parece o início de um longo conto épico. A medida que esta canção avança,  mais poderosa ela fica,  quase me lembra um pouco do Magma.
Cada faixa do pacote tende a não se afastar muito do tema principal , e para um ouvinte inexperiente pode ficar um pouco entediante numa escuta contínua. Camelote é muito curta, terminando em menos de 3 minutos, e é outro destaque. A voz de Christian é muito emotiva. É uma canção muito divertida, e eu imagino que seja sobre Camelot. Hassan se diverte um pouco  nesta canção. Então nós temos um hard rock em Le Cri Du Samourai, uma musica leve , mas boa o suficiente, que  faz a gente cantar . Então nós temos a mais longa faixa na Suite e no álbum, A La Cour Du Roi Nombril. Essa música definitivamente soa mais individualista e que poderia ser uma música a mais  e não uma uma parte de uma longa suite.  Mais uma vez vemos mais  teatralidade do Ange com Christian soando insano com aquele riso maníaco.

Este Ange definitivamente soa diferente do Ange clássico, mas eu não acho que isso seja uma coisa ruim, porque cada músico no álbum foi incrível, e o som que este álbum tem é extremamente promissor para lançamentos futuros. Depois de muitos anos gravando álbuns o Ange finalmente atingiu o ouro com Moyen-Age, um ponto alto em sua carreira, e eu realmente espero que eles consigam fazer outros álbuns  tão bons como este.  Recomendado para qualquer fã de Prog Sinfônico, mas eu acho que se você é um fã do Ange está obrigado a ter este álbum, um dos seus maiores de todos os tempos, e eu tenho certeza que isso vai te dar muito prazer .

Nenhum comentário:

Postar um comentário